5 dicas de como guardar os enfeites da decoração de Natal

5 dicas de como guardar os enfeites da decoração de Natal

5 dicas de como guardar os enfeites da decoração de Natal

Em janeiro, tradicionalmente, é o momento de tirar a decoração de natal.

7 de janeiro de 2021

Em janeiro, tradicionalmente, é o momento de tirar a decoração de natal. Mas antes de guardar os objetos de qualquer jeito e estragá-los, é importante tomar alguns cuidados poder reutilizar os enfeites no próximo Natal. Pensando nisso, trouxemos 5 dicas que podem ajudar você na hora de guardar a sua decoração. Confira!

Enfeites

O primeiro passo é desmontar a árvore. Comece retirando os enfeites com cuidado e coloque-os em caixas de plástico ou papelão para utilizá-los no próximo Natal. Uma dica é usar potes para separar o que for pequeno, já os mais delicados, por exemplo, podem ser envolvidos com jornal ou plástico bolha.

Aproveite o momento e deixe o aspirador de pó por perto para ir limpando os resíduos, como purpurina e galhos.

Árvore de natal

Depois que retirar todos os enfeites, feche os galhos da árvore e se ainda tiver a caixa original, guarde ela dentro. Caso contrário, você pode envolvê-la em um plástico resistente e passar fita adesiva em volta. Não se esqueça de guardá-la sempre na horizontal para que a árvore não estrague.

Pisca-pisca

O pisca-pisca é extremamente delicado e, se você guardar de qualquer jeito, é provável que fique todo embolado e difícil de reaproveitá-lo. Uma dica de como guardar esse item é enrolando ele em um objeto cilíndrico como um cano PVC. Assim, evita que as luzinhas quebrem e fiquem bagunçadas. 

Decoração sustentável

O pensamento sustentável precisa ser cada vez mais presente em nosso cotidiano, por isso não descarte ou jogue fora os enfeites que podem ser utilizados no próximo Natal. É muito mais vantajoso conservar o que já se tem e evitar o desperdício causado por compras futuras.

Segundo o eCycle, uma árvore natural emite apenas 1/3 do carbono de uma árvore artificial durante o tempo de uso comum de seis anos, além disso árvores artificiais contêm policloreto de vinila (PVC), um plástico cuja produção emite poluentes orgânicos persistentes (POPs), muito nocivos à saúde de todos os seres vivos, pois são bioacumulativos, ou seja, não são eliminados pelo organismo com o tempo.

Deixe tudo no mesmo lugar

Depois de organizar os enfeites, a árvore, o pisca-pisca e as outras decorações, a dica é deixar tudo no mesmo lugar. Como esses objetos só são usados uma vez por ano, você pode guardá-los em locais menos acessíveis como garagem, porões ou depósitos.

Dica extra: Se for guardar os objetos em caixas separadas, utilize etiquetas para saber o que tem em cada uma delas. Gostou desse post? Assine nossa newsletter e continue por dentro das nossas novidades!