Jardim Vertical: uma tendência de decoração sustentável

Jardim Vertical: uma tendência de decoração sustentável

Jardim Vertical: uma tendência de decoração sustentável

As plantas sempre fizeram parte da decoração de casas e apartamentos.

23 de dezembro de 2020

As plantas sempre fizeram parte da decoração de casas e apartamentos. Hoje em dia, a tendência é o jardim vertical, que é um tipo de paisagismo onde as plantas ficam na posição vertical preenchendo uma parede inteira, geralmente são feitas nas varandas de apartamentos para criar um ambiente com mais agradável e sustentável.

Ter um jardim vertical, além de deixar o local lindo, melhora a qualidade do ar, climatiza o local, aumenta a umidade e ainda pode atuar como barreira sonora contra ruídos de baixa frequência, atenuando a poluição sonora.

Os jardins verticais aumentam a biodiversidade, criando nichos ecológicos para aves e insetos. Outro ponto positivo é que as paredes verdes podem ser usadas para cultivar alimentos, como frutas pequenas, vegetais e ervas, criando um controle sustentável de plantio e colheita.

Como fazer um jardim vertical

Primeiro passo é decidir a parede em que será feita o jardim vertical e tirar as medidas para ir à busca de um suporte vertical. A estrutura pode ser de madeira ou grade, mas o primordial é que fique bem fixada na parede, pois precisa aguentar o peso do jardim. 

Para o tipo de plantas que devem ser utilizadas é preciso ter em mente a quantidade de luz que incide no local do jardim. Se for um lugar que tenha pouco sol, dependendo do tipo da planta, talvez não resista e morra. Opte por plantas que são adaptáveis e fáceis de cuidar.

A montagem é fácil, basta colocar as plantas em vasos e posicioná-las da forma que quiser e achar que fica bonito. Use a criatividade! Viu como é fácil ter um jardim vertical mesmo com pouco espaço? E se ainda não tem um apartamento para chamar de seu, a FAO Building te ajuda a encontrar o imóvel perfeito para você. Entre em contato!