Quer comprar um imóvel? Essas dicas de planejamento financeiro vão te ajudar!

Quer comprar um imóvel? Essas dicas de planejamento financeiro vão te ajudar!

Quer comprar um imóvel? Essas dicas de planejamento financeiro vão te ajudar!

Adquirir um imóvel é um grande investimento e para que a compra aconteça de forma segura, é preciso um bom planejamento financeiro.

23 de abril de 2020

Adquirir um imóvel é um grande investimento e para que a compra aconteça de forma segura, é preciso um bom planejamento financeiro. Com suas finanças organizadas é possível ter o controle total sobre o seu dinheiro, investir melhor e ter a tão sonhada independência financeira.

Portanto, ter a gestão de todos os ganhos e gastos ao final de cada mês é fundamental para ficar livre de dívidas e alcançar todos os objetivos.

Confira as nossas dicas e descubra como um planejamento financeiro pode te ajudar a atingir seus objetivos.

Analise sua movimentação financeira

A primeira coisa a fazer é uma avaliação das suas condições financeiras atuais. Coloque na ponta do lápis tudo o que ganha e aquilo que gasta: salário, contas, aluguel, compras, ou seja, tudo que envolve dinheiro. Para organizar essas informações, você pode criar uma planilha, ou preferir algo mais prático, utilize aplicativos de controle financeiro.

Determine o que são despesas fixas e variáveis

Para identificar melhor o que dá ou não para poupar ou destinar ao financiamento, através da análise, veja quais gastos são fixos e quais são variáveis. Os gastos fixos geralmente são considerados os essenciais e que estão presentes todo o mês, como contas de água e luz, comida, aluguel e internet. Já os gastos variáveis são aqueles que normalmente têm a ver com lazer, restaurantes, viagens e compras.

Elimine gastos desnecessários

Alguns cortes são inevitáveis para chegar ao sonho da casa própria. Depois de analisar todos os seus gastos, prepare-se para cortar o que não é tão importante assim. Evite gastos desnecessários.

Se livre das dívidas

Se você planeja fazer um financiamento, procure quitar suas dívidas o quanto antes. Nenhuma instituição bancária permite que devedores financiem um imóvel. Talvez até seja possível negociar com seus credores para parcelamento e descontos, no caso de dívidas muito altas.

Invista o seu dinheiro

Ao invés de apenas deixar o dinheiro guardado, procure investi-lo. Isso pode aumentar consideravelmente o seu montante quando chegar o momento de comprar o imóvel.

Faça uma pesquisa de investimentos, mas tenha o cuidado de investir em uma aplicação segura de renda fixa.

Decida a melhor forma de pagamento

Sabendo qual o tipo de imóvel que você quer e como seu orçamento se comporta mês a mês, é possível optar por uma forma de pagamento adequada. Este é o momento ideal para aproveitar e financiar seu imóvel, pois as taxas de juros estão muito baixas, como nunca visto antes. Além das outras modalidades de financiamento você também pode optar por comprar seu imóvel à vista.

Ficou com alguma dúvida? Nossos profissionais podem ajudá-lo! Entre em contato pelo nosso chat on-line ou clique aqui e fale com um corretor via Whatsapp!