Beneficíos do coworking nos condomínios

Coworking nos condomínios é a tendência que vai permanecer

Indice

Espaços de coworking nos condomínios se tornaram uma alternativa das construtoras para oferecerem um espaço para trabalhadores remotos.

O trabalho de home office se tornou uma alternativa consolidada deste mundo pandêmico em que estamos vivendo. As empresas se acostumaram a ter profissionais trabalhando da própria casa, e eles se acostumaram com o novo normal.

Ainda sim, os profissionais que continuam em atividade de forma remota querem lugares cada vez mais confortáveis para trabalhar no ambiente em que vivem.

É aí que entra o espaço coworking nos condomínios

Coworking em condomínio se tornou uma alternativa para quem precisa trabalhar, mas quer um espaço organizado e com a infraestrutura adequada para isso.

Mas primeiro, vamos recapitular como essa tendência chegou nos condomínios.

Como funcionam os coworking nos condomínios?

Espaços coworking ou espaços compartilhados de trabalho, como você preferir, são locais onde há toda uma infraestrutura fornecida para que as pessoas possam ir e trabalhar sem maiores preocupações.

Ou seja, computadores, conexão com internet, ambiente climatizado, espaços silenciosos e amplos, são algumas características básicas do espaço coworking.

Como o nome propõe, neste espaço várias empresas, pessoas e organizações podem estar presentes no mesmo ambiente, usufruindo de toda a infraestrutura que ele oferece.

Sendo assim, as construtoras viram nessa alternativa uma oportunidade de implementar essa opção para os futuros moradores que atuam profissionalmente de casa, mas que ao mesmo tempo precisam de um espaço adequado para trabalhar.

Daí surge a tendência de coworking nos condomínios.

Não pensando apenas nos trabalhadores remotos, o coworking também abrange microempreendedores que necessitam de um momento para focar nas atividades mais estratégicas do seu negócio. 

A revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios diz o seguinte referente à isso:

“Outros cuidados importantes para quem pensa em empreender em casa incluem saber separar as atividades pessoais e profissionais, ter um espaço adequado de trabalho, estabelecer rotina, gerenciar bem o tempo e ter metas e prazos.”

Portanto, essa tendência já prevê esse novo comportamento de empreendedores e trabalhadores remotos.

Mas e as vantagens?

Benefícios do coworking em condomínios 

Ainda tem dúvidas se esse tipo de espaço de trabalho compartilhado é benéfico aos moradores? Separamos algumas vantagens que ele pode oferecer.

Tranquilidade
TV ligada, obra no vizinho, cachorro latindo, tudo isso tira o foco do trabalho que está sendo feito. Sendo assim, os espaços coworking criam um ambiente isolado do restante do prédio para que você e as pessoas que também utilizam esse espaço possam trabalhar em paz.

Espaço pessoal preservado
É óbvio que o home office traz diversas vantagens, mas, mesmo trabalhando dentro de casa, o profissional precisa de um ambiente novo que não interfira no seu pessoal e torne o trabalho mais desgastante.

Com o coworking nos condomínios, você terá perto da sua casa um ambiente profissional no momento que quiser.

Segurança
Espaços de coworking em condomínios geralmente são monitorados pelo mesmo, sendo assim, você se sentirá mais seguro em:

1 –  Estar perto da sua casa; 

2 – Ter o ambiente monitorado;

3 – Ter a quem recorrer em casos de conflitos.

Escolher o empreendimento ideal
Escolher o empreendimento ideal demanda de vários fatores que influenciam na valorização do imóvel, dentre eles o coworking. Se o condomínio oferecer essa opção para trabalhar, seu lar já ganha um benefício.

Praticidade
A luz dos olhos de quem procura o novo lar, a praticidade é procurada em diversas áreas: nas compras, na mobilidade, na segurança e por que não no trabalho? Facilitar a vida do morador deve ser o novo foco dos empreendimentos.

Essa tendência vai permanecer?

Com os novos comportamentos, conforto é a palavra-chave que o lar ideal deve ter, por isso qualquer alternativa que facilite o dia a dia do morador é válida

O trabalho remoto veio para ficar e os espaços coworking também, agora é necessário os condomínios se atentar a essa, não tão nova, demanda.